back to top
InícioILHÉUSExposição "Tupinambá: Janela da Alma", em cartaz na Academia de Letras de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Exposição “Tupinambá: Janela da Alma”, em cartaz na Academia de Letras de Ilhéus até o dia 31 de maio!

A exposição, idealizada pelo artista plástico Gildásio Rodriguez, apresenta emocionantes retratos de 13 anciãos das aldeias Tupinambá de Igalha, Itapoã e Tupã, em Olivença. Através de fotografias de Tacila Mendes e pinturas vibrantes de Gildásio Rodriguez, a mostra nos convida a uma profunda reflexão sobre a ancestralidade, a memória e a luta pela preservação da cultura indígena.

Dona Nivalda Amaral de Jesus, conhecida como Amotara, é a figura central da exposição. Uma líder incansável na defesa dos direitos indígenas, Amotara dedicou sua vida à luta pela demarcação das terras Tupinambá e à preservação do manto sagrado da tribo, que deve ser repatriado da Dinamarca para o Brasil ainda este ano. Sua história inspiradora e seu legado de resistência servem como um farol para as novas gerações.

Motivado pela perda de importantes lideranças indígenas durante a pandemia, Gildásio Rodriguez criou a exposição “Tupinambá: Janela da Alma” como um tributo à força e à sabedoria dos mais velhos. As obras, repletas de simbolismo e significado, nos convidam a conectar com a essência da cultura Tupinambá e a reconhecer a importância da preservação da memória ancestral. O projeto é financiado pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Lei Paulo Gustavo, que apoia o setor cultural. Ely Izidro é responsável pela produção executiva.

Veja Também  Ilhéus tem Carnaval Cultural com segurança nas praias

Com entrada gratuita, a exposição “Tupinambá: Janela da Alma” é uma oportunidade única para conhecer de perto a rica cultura Tupinambá e celebrar a sabedoria dos seus anciãos. A exposição acontece até o dia 31 de maio,faça sua visita e não perca a chance de se conectar com essa importante parte da história do Brasil!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS