back to top
InícioDENÚNCIAArtistas de Ilhéus denunciam irregularidades no cumprimento da Lei Paulo Gustavo
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Artistas de Ilhéus denunciam irregularidades no cumprimento da Lei Paulo Gustavo

Artistas e fazedores de cultura de Ilhéus vieram a público através de redes sociais parar denunciar irregularidades nos processos da Lei Paulo Gustavo (edital nº 03/2023). Esta lei, destinada a ser um farol de esperança para os artistas locais em meio aos desafios da pandemia, transformou-se em uma fonte de frustração e incerteza. Editais culturais lançados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus prometiam impulsionar a cena artística local, mas, segundo os denunciantes, tornaram-se uma fonte de atrasos e possíveis fraudes.

Com quatro editais lançados, incluindo premiações e projetos variados, a expectativa era de que os pagamentos aos artistas habilitados fossem efetuados até o final de abril, já que os projetos devem ser executados até dezembro de 2024. No entanto, o cronograma previamente estabelecido teria sido descumprido sem explicações plausíveis. Um investimento total de R$ 3,862 bilhões por parte do governo federal, destinado ao setor cultural, parece não ter sido devidamente canalizado para os artistas de Ilhéus, onde um montante significativo de R$ 1,4 milhão está em disputa.

Os artistas denunciam também supostas fraudes nos projetos do edital 03, destinado aos projetos audiovisuais, o qual concentra os maiores recursos. Enquanto isso, os artistas e produtores culturais contemplados pela Lei Paulo Gustavo aguardam ansiosamente pelo repasse dos valores prometidos pela Prefeitura de Ilhéus. Em meio ao impasse, projetos estão parados e sonhos adiados.

Veja Também  Plano Diretor de Ilhéus: propostas de macrozoneamento serão validadas junto à população em setembro

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, artistas ilheenses expressam sua indignação e preocupação com a situação. “Até então, os artistas estão sendo prejudicados e até tiveram, por enquanto, seus projetos cancelados por denúncia de fraude de alguns participantes do edital”, afirma um dos artistas. “qual o sentido de impedir que todos os projetos sejam realizados por conta de denuncias que aconteceram em apenas um deles, que interesses estão segurando o recurso dos fazedores e fazedoras de cultura de ilhéus” completa outro artista. A ausência de atividades culturais voltadas para a população ilheense levanta questões sobre o compromisso da cidade em ser uma referência cultural na Bahia e no Brasil.

Assista o vídeo na íntegra :

1 COMENTÁRIO

  1. Conheço um beneficiário da lei paulo gustavo que foi obrigado a assinar que recebeu 5000,00 no dia 1 de abril e até hoje 27 de junho Não recebeu. Por onde anda esse recibo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS