back to top
InícioELEIÇÕES 2024ELEIÇÕES 2024 EM ILHÉUS: RESTAM 9?
spot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

ELEIÇÕES 2024 EM ILHÉUS: RESTAM 9?

Há pouco mais de um mês pra o início das convenções partidárias, seguindo o rito da legislação eleitoral vigente, ainda restam 9 pré-candidatos na disputa em Ilhéus. Mas eram 19 há poucos dias e todos se diziam “irrenunciáveis”, ou que não seriam vice de ninguém!

Articulações, ingerências de instâncias superiores dos partidos e limitações de condições de campanha, resultaram em desistências de supostos prefeituráveis, com revés ainda previstos para algumas das atuais nove candidaturas majoritárias: Bento Lima (PSD), Augustão (PDT), Cel. Resende (PL), Wanessa Gedeon (Novo), Jerbson Morais (Solidariedade), Valderico Reis Júnior (União Brasil), Adélia Pinheiro (Federação PT, PCdoB e PV), Jabes Ribeiro (Progressista) e Bebeto Galvão (PSB).

Ainda terá conta para esse número ser subtraído e para saber quais destes prefeituráveis permanecerão com suas candidaturas, algumas articulações, imposições e negociações, estão sendo protagonizadas por instâncias maiores dos partidos e Federações, com conversações que não param entre os próprios prefeituráveis. A prova dos nove, será revelada no dia 5 de agosto (último prazo para os partidos escolherem seus candidatos), quando ninguém poderá mais dizer que é o que não poderá permanecer sendo!

Veja Também  Pré-candidato a prefeito de Ilhéus, Bebeto defende proposta para mudança no sistema de transporte coletivo

As oposições seguem sem clareza, se vão se unir de fato, pois, apesar de encontros e conversas entre os pré candidatos Jabes Ribeiro (PP), Valderico Reis Júnior (UB), com o principal líder das oposição na Bahia e ex-prefeito de Salvador ACM NETO e possibilidade de suas conversas resultarem em inclusão nesse agrupamento, do também pré-candidato a prefeito, Augustão do PDT.

Conta se que dessas conversas sairá apenas um nome e um possível vice. Com isso, reduzirá-se-à um a dois entre os nomes postos atualmente na disputa eleitoral, pela sucessão do Prefeito Mário Alexandre (PSD), cujo prefeiturável, Bento Lima (PSD), também tem mantido conversações com propósito de ampliar seu leque de aliados e apoiadores.

Ainda no campo oposicionista municipal e também na base do governador Jerônimo Rodrigues, tem os pré candidatos Adélia Pinheiro (PT); o atual vice prefeito Bebeto Galvão (PSB) e o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus Jerbson Morais (SD), de onde poderá sair um vice. Neste contexto, dois seriam preteridos! – Coronel Resende (PL), prefeiturável do bolsonarismo, antipetismo e anticomunismo, deve ser realmente candidato, diante do viés eleitoral da Direita.

A pré-candidata, Wanessa Gedeon (Novo), é uma incógnita, pois ela se movimenta muito bem nos setores e pode ser a noiva (vice) de diferentes potenciais candidatos, inclusive integrando a chapa majoritária como vice de Bento Lima, caso as articulações com o círculo político do governo do estado não avancem.

Veja Também  Bebeto intensifica pré-campanha e visita comerciantes do bairro Nossa Senhora da Vitória

O pré candidato Bento Lima, prefeiturável do prefeito Mário Alexandre (Marão), segue suas atividades em ritmo acelerado e em franco crescimento, que são revelados nas sondagens de opinião pública, animando o grupo do prefeito Marão, que está trilhando o mesmo caminho dos ex-governadores Wagner e Rui (ambos do PT), que optaram por apostar em nomes novos de seus quadros técnicos, mesmo diante de índices desfavoráveis das pesquisas, no início da campanha.

No momento em que Rui Costa anunciou Jerônimo Rodrigues, como seu candidato a governador, com percentuais máximos de 4%, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, passava dos 60% e deixava a sensação de que venceria fácil no primeiro turno e os resultados da urnas revelaram, que não é somente na fábula da Lebre e da tartaruga, que vence o azarão!

Com esse fato, não há dúvidas sobre a prerrogativa do PSD como a incoerência do PT, caso siga com sua pré candidatura, fadada ao fracasso e “laranja” de uma oposição da velha política, que tanto fez Ilhéus retroceder, adoecer e perder! Logo saberemos se a cúpula governista criou juízo, para evitar que Ilhéus volte a um passado ruim, ou fortalecerá um aliado importante para 2026. (Jerberson Josué – seguindo atento nos bastidores da política municipal).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

POST SEMELHANTES

aconteceu

MAIS VISTOS