Dia 5 de junho, as escolas do campo em Ilhéus darão início ao Seminário do Campo, que busca consolidar a identidade dessas instituições, valorizando conhecimentos tradicionais e práticas culturais locais. O tema deste ano é “Território Educativo e Valorização do Lugar de Vivência”, com atividades como palestras, oficinas, aulas de campo, apresentações culturais, rodas de conversa e feiras empreendedoras. Participarão do evento escolas municipais como as do Couto, Juerana, Areia Branca, Banco Central, Inema, Japu, Sérgio Carneiro, além da Creche Amotara e o IME.
Esta iniciativa tem um papel fundamental não apenas no enriquecimento do ambiente educacional das escolas do campo, mas também no fortalecimento dos laços entre alunos, comunidade e meio ambiente. O seminário promove uma visão holística da educação, que valoriza tanto o conhecimento acadêmico quanto o prático e cultural. “Acreditamos que este seminário é uma oportunidade única para vivenciarmos a riqueza cultural e educativa das nossas comunidades. É um momento para reconhecermos e valorizarmos o lugar onde vivemos e todo o conhecimento que ele nos proporciona”, afirmou Leila Tito, coordenadora do campo.
A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), convida todos a participar deste evento enriquecedor que reflete o espírito vibrante e diversificado das comunidades do campo de Ilhéus. “Acompanhe-nos nas redes sociais ou visite uma das escolas mencionadas para uma experiência transformadora”, convida Leila.