É com indignação e pesar que nos deparamos com mais um trágico episódio de feminicídio em Ilhéus. Nesta quinta-feira (05), a comunidade do Banco da Vitória foi abalada pela notícia do brutal assassinato de uma mulher por seu ex-companheiro. O agressor, que se entregou à polícia civil, agora as investigações seguem sendo realizadas pela DEAM (Delegacia Especial de Assistência à Mulher).
Neste momento de dor e reflexão, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) reitera seu repúdio a esse crime bárbaro. Estamos aqui para oferecer todo o suporte necessário à família da vítima, bem como para acolher e amparar todas as mulheres que sofrem sob a sombra da violência de gênero.
A luta contra o feminicídio não pode ser travada apenas no campo da repressão policial. É preciso uma mudança cultural profunda, que reconheça e valorize a dignidade e os direitos das mulheres em todas as esferas da sociedade. A impunidade não pode ser tolerada; a justiça precisa ser feita, e é papel de todos nós trabalhar incansavelmente para que casos como este não se repitam.
A SPM tem a função de criar mecanismos de acolhimento às mulheres vítimas de quaisquer tipos de agressões, bem como de valorização da mulher frente à sociedade. Além disso, a Secretaria também tem o papel de pensar formas de educar a população, para que o machismo, principalmente o estrutural, seja desconstruído até que consigamos construir uma sociedade mais justa e com condições iguais para todas e todos.
Que este triste episódio nos sirva de alerta e motivação para continuar lutando por uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres. Que a memória da vítima seja honrada com a busca incessante por um futuro onde o feminicídio, seja apenas uma lembrança sombria de um passado que não mais toleramos.
Marcelo Silveira | 39 anos | Administrador de Empresas com ênfase em Sistema de Informação . Desenvolvedor de Ilhéus.com.br | Itabuna.com.br
Criador do Sistema de Indexação de Conteúdo do PROJETO ILHÉUS 500 ANOS
E-Mail: marcelo@ilheus.com.br